• Fone: +55(21) 3208.1923 - Whatsapp: +55(21) 99113.1906
  • EPAO n° 3138
  • Responsável técnico: Dr. Bruno de Oliveira Affonso - CRO-RJ 26569

Odontopediatria

Pré-natal, infância e adolescência


Saúde e higiene bucal para gestantes, bebês, crianças e adolescentes.

imagem implantes dentários

Cuidar dos dentinhos de leite das crianças, com muito amor e carinho, é uma prioridade para nós.

Além da competência clínica de nossos profissionais, criamos um ambiente de confiança para os nossos pequenos pacientes, ou seja, valorizamos seus sentimentos, criando vínculos emocionais, para que possamos diminuir seus medos e transformar a consulta odontológica numa experiência de cuidados e amor.

Estimulamos as crianças a manter bons hábitos de saúde bucal, conscientizando sobre a escovação correta e a importância da mastigação para a manutenção da saúde em geral.

Nos esforçamos para tornar a visita à nossa Clínica uma experiência única, divertida e que possa refletir durante toda a vida.

Dentes de Leite também precisam de cuidados

Você sabia que dente de leite tem raiz? Que se a cárie for muito profunda é necessário realizar tratamento de canal? Que existem vários fatores causadores da cárie? Que você pode sim evitar o surgimento da cárie? Que existem métodos de psicologia aplicados em odontopediatria, para resolver os problemas sem traumatizar a criança?

Estas e outras perguntas são muito frequentes na nossa clínica de odontopediatria. Sendo assim, vemos que muitos pais têm dúvidas a respeito da saúde bucal de seu filho.

Visite nossa Clínica para uma avaliaçao e tire suas dúvidas com a nossa Odontopediatra.

A importância do acompanhamento do Odontopediatra

Ao perder os dentes de leite precocemente a criança poderá ter problemas psicológicos. A perda precoce dos dentes pode prejudicar a pronúncia.

A orientação para a higiene bucal adequada é muito importante para despertar na criança a satisfação pela preservação dos dentes.

Antes mesmo de completar 2 anos de idade, pode se começar a higiene bucal das crianças. Escove com cuidado a superfície mastigatória dos dentes. Escove a língua também. Pode começar a usar o fio dental.

O uso de pasta de dentes não é recomendável antes dos 2 anos de idade. Se houver necessidade, use em pequena quantidade. Em caso de ingestão de grande quantidade de pasta dental, leve a criança imediatamente ao médico.

Os dentes de leite são muito importantes porque preparam o caminho para os dentes permanentes.

Um dente de leite com cárie poderá causar infecção prejudicando a formação do dente permanente.

Uma criança com falta dos dentes de leite pode ter dificuldade de comunicação e de integração social.

Para a conscientização da criança sobre a importância da higiene bucal e para que desenvolva hábitos saudáveis são imprescindíveis informações precisas e exemplos adequados.

Três pilares importantes para a saúde bucal na infância:

  • A frequência diária da higiene bucal, com uso correto da escova e do fio dental;
  • Ter consciência dos riscos dos descuidos;
  • O acompanhamento do Odontopediatra.

Os hábitos alimentares, a mastigação correta e a higiene bucal são muito importantes. Mas, é necessário que pais e filhos sejam orientados sobre ações preventivas para manter a saúde bucal se seus filhos em dia.

Entendemos que é indispensável orientar, associando a higiene bucal à hábitos saudáveis.

Dúvidas? Agende uma consulta conosco.

Abordagem Infantil

A nossa Odontopediatra em suas consultas, com muita paciência, tem todo o cuidado na abordagem infantil.

Todos os assuntos são comentados de forma apropriada para cada faixa de idade. Os pais ou responsáveis também são orientados.

Cuidados

Use escova de dentes com cabeça pequena e cerdas macias.

Não deixe a pasta de dentes ao alcance de crianças com menos de 5 anos de idade.

Não deixe que a criança use mais pasta de dente do que o recomendado (tamanho de uma ervilha).

Vigie para que a criança não engula a pasta ao acabar a escovação.

Evite o medo do dentista

Não faça comentários sobre tratamentos dentários que possam causar trauma ou medo do dentista, na presença de crianças.

IR-Implante Rio, seu dentista em Copacabana
Evite dar refrigerantes, suco de frutas ou leite para as crianças antes de dormir. O açúcar contido nos mesmos pode provocar cáries e placa bacteriana.
É muito importante também que os pais ou responsáveis deem o exemplo. Se os pais não usam o fio dental diariamente, certamente os filhos não verão a necessidade de fazê-lo.
Nos empenhamos permanentemente para que a visita de seus filhos à nossa Clínica seja informativa, segura e divertida. E, tomamos todas as medidas necessárias para que possamos oferecer o melhor atendimento odontológico.

Por razões biológicas e comportamentais, é importante que o acompanhamento odontológico inicie nos primeiros 6 meses de vida.