• Fone: +55(21) 3208.1923 - Whatsapp: +55(21) 99113.1906
  • EPAO n° 3138
  • Responsável técnico: Dr. Bruno de Oliveira Affonso - CRO-RJ 26569

Periodontia

Prevenção, diagnóstico e tratamento.


Manutenção da saúde bucal, função e estética das estruturas e tecidos.

imagem implantes dentários

A periodontia é a especialidade da Odontologia que se dedica ao diagnóstico, prevenção e controle das doenças periodontais ou doenças da gengiva.

A principal causa de infecção da gengiva é a placa bacteriana. Mas outros fatores como o uso de tabaco e o uso de medicamentos como alguns antibióticos podem ser fatores de risco para a instalação da periodontite.

Quando as gengivas não são cuidadas adequadamente, podem ficar vermelhas, inchadas e doloridas, ocasionando infecção que pode atingir a gengiva e até os ossos que sustentam os dentes.

Quando a infecção atinge somente a gengiva, a doença é conhecida como gengivite. Ao atingir os ossos, implicando na redução desse tecido, temos a periodontite.

Perda dos Dentes

A periodontite, se não tratada, pode evoluir e ocasionar a perda dos dentes; além de prejudicar outros órgãos do corpo humano como estômago e as vias respiratórias. Ao atingir a corrente sanguínea pode contribuir para o surgimento de doenças cardíacas.

Placa Bacteriana

A placa bacteriana é uma substância pegajosa, formada por resíduos alimentares que se acumulam entre os dentes e as gengivas, pela falta de higiene bucal adequada após as refeições.

Principal causa de cáries e doenças da gengiva, se não for removida adequadamente, pode endurecer e se transformar em tártaro.

Tártaro é uma placa mineralizada que se forma sobre os dentes, avançando abaixo das gengivas até atingir a raiz dos dentes.

À medida em que o tártaro não é tratado, pode ser necessário até um procedimento cirúrgico para removê-lo.

Uma dieta equilibrada, exercícios físicos regulares e hábitos saudáveis, contribuem para manter a sua saúde bucal. Visitas preventivas, de seis em seis meses ao dentista, são fundamentais para manter seus dentes saudáveis durante toda sua vida.

Fatores de risco que podem agravar a periodontite

  • Higiene bucal deficiente;
  • Má alimentação;
  • Ingestão de bebidas alcoólicas;
  • Tabagismo;
  • Diabetes;
  • Genética;
  • Cardiopatias;
  • Doenças respiratórias;
  • Estresse;
  • Baixa imunidade.

Dúvidas? Agende uma consulta conosco.

Visite regularmente o dentista

A maioria das pessoas que tem a doença periodontal não sabe disso. Por isso é muito importante a visita ao dentista, pelo menos, a cada 6 meses, ou sempre que houver alguma suspeita de doença bucal.

O alerta pode ser dor, inchaço, vermelhidão, odor, deslocamento dos dentes, mancha nos dentes.

Higiene Bucal

O uso correto do FIO DENTAL é indispensável para a remoção da placa bacteriana. Use diariamente após as principais refeições.

Dê especial atenção para a remoção de resíduos alimentares do espaço onde os dentes se encontram com a gengiva.

IR-Implante Rio, seu dentista em Copacabana
A periodontite é uma doença inflamatória que se instala nos tecidos que rodeiam e suportam os dentes. Pode ocasionar a perda do osso alveolar, que envolve os dentes. Se a periodontite, não for tratada em tempo hábil, pode levar ao afrouxamento e perda dos dentes.
Quando instalada a periodontite, a infecção pode se estender até a maxila e a mandíbula. Dependendo da gravidade das lesões, pode ser necessário o uso de medicamentos (antibióticos) para auxiliar no tratamento.
As bactérias presentes na inflamação periodontal podem atingir a corrente sanguínea provocando ou agravando outras doenças.

Após concluir o tratamento periodontal, é recomendável a visita mais frequente ao dentista para limpeza e controle das doenças gengivais.